Goleiro do São Paulo se prepara para ajudar o clube a buscar pentacampeonato da Copa Brasil sub-15

Desde janeiro integrado às categorias de base do São Paulo Futebol Clube, o goleiro gaúcho Rafael de Lacerda Fernandes treina específica e fortemente visando à disputa da tradicional Copa Brasil de Futebol Infantil (sub-15), realizada anualmente, no município de Votorantim, que fica cerca de 110 km da capital paulista.

Rafael treina forte em busca do pentacampeonato da Copa Brasil Infantil

Rafael treina forte para manter hegemonia do São Paulo na Copa Brasil sub-15

A competição é disputada desde 1991 – com uma pequena interrupção de 1993 a 1997. O Tricolor do Morumbi é o atual campeão e o maior vencedor do torneio. Em 19 edições, o São Paulo venceu quatro vezes (1991, 1992, 2013 e 2014). Coincidentemente, as conquistas recentes são sobre os mesmos clubes das duas primeiras vezes, ou seja, em 1991 derrotou o Bahia e, no ano seguinte, levantou o caneco derrotando o Corinthians. Em 2013 e 2014 as conquistas foram, respectivamente, sobre as mesmas equipes.

O São Paulo tem a filosofia de não colocar os meninos menores de 15 anos para disputar torneios. Portanto, desde que chegou ao clube, no início deste ano, Rafael se dedica exclusivamente a treinamentos e amistosos no CT de Cotia. Eventualmente, o departamento de futebol da categoria agenda algumas viagens para jogos com equipes da região. Na próxima semana, vestindo a camisa são-paulina, Rafael terá os primeiros desafios contra clube de mesma envergadura. Dias 7 e 9 de outubro, o Tricolor vai disputar dois amistosos contra o Palmeiras. Uma partida será em Cotia e outra em São Paulo. A ordem ainda não foi definida.

A preparação é árdua, são quatro dias da semana com quase três horas ininterruptas de treinamentos físicos, táticos e técnicos. E o quinto dia é reservado a encontros com o departamento de psicologia do São Paulo. Mas o goleiro garante que o sonho de se tornar atleta profissional é maior que qualquer sacrifício.

Um grande pegador de pênaltis aliado a um time acostumado a vencer nestas circunstâncias

O goleiro Rafael tem se notabilizado por ser um grande defensor de penalidades máximas. Mesmo jovem, desde 2011, quando ainda defendia o Grêmio FBPA, o arqueiro já acumula 10 defesas importantes na curta, mas promissora carreira. E nas duas últimas edições da Copa Brasil sub-15, o São Paulo sagrou-se campeão justamente nas penalidades máximas. Em 2013 empatou com o Bahia em 1 a 1 no tempo normal e venceu por 4 a 2 nos pênaltis. Em 2014, novamente o triunfo veio nas penalidades. Depois de um 0 a 0 no tempo regulamentar, o Tricolor derrotou o Corinthians por 5 a 4 nas cobranças da marca da cal. Portanto, se os adversários quiserem tirar a hegemonia do São Paulo, é bom não deixar a decisão ir para as penalidades.

Mesmo sabendo da forte tradição do clube e da potencialidade pessoal de pegar penalidades, Rafael revela que é essencial seguir treinando forte para que as vitórias cheguem.

- Estamos muito focados, pois o fato do clube ser o maior vencedor e ter conquistado as duas últimas edições só aumenta nossa responsabilidade. Todos sabemos o quanto é importante manter o título aqui em Cotia – resumiu o goleiro de 1,89 e que completa 15 anos no dia 1º de janeiro. 

Abaixo, seguem as defesas de pênaltis realizadas por Rafael nos últimos anos:

* Vice-campeão – 2ª COPA RIO BONITO DO IGUAÇÚ – Rio Bonito do Iguaçu/PR (Julho/2011).  Grêmio FBPA. Defendeu uma penalidade na decisão.

* 3º lugar – 1ª COPA BIGUAÇÚ Sub-11 – Biguaçu/SC (dez/2011). Grêmio FBPA. Duas penalidades defendidas.

* 4º lugar – 4ª COPA INTERNACIONAL DE VACARIA Sub-13 – Vacaria/RS (jan/2012). Grêmio FBPA. Defendeu uma penalidade.

* Campeão, Goleiro menos vazado e Destaque da 1ª COPA DEGAFUT Sub-11 – Novo Hamburgo/RS (Julho/2012). Grêmio FBPA. Defendeu dois pênaltis na decisão e dois nas quartas de final.

* Campeão do XVII TORNEIO DA AMIZADE Sub-12 – Taquari/RS (outubro/2012). Grêmio FBPA. Defendeu uma penalidade na decisão.

* Amistoso contra a equipe sub-14 de Flora Rica – São Paulo/SP (maio/2014). Defendeu uma penalidade.

Crédito da foto: Arquivo Pessoal | Rafael Fernandes

Por Kokka Sports – Assessoria em Comunicação

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>