Carlos Alberto Parreira comparece à final do Carioca sub-13

Vasco e Flamengo se enfrentaram na Gávea, no sábado, 30, na grande decisão do Campeonato Estadual sub-13 e o time rubro-negro ficou com o título após vencer por 3 a 1. A partida de ida, na semana anterior, havia terminado com o placar em 1 a 1.

O duelo final da competição contou com a presença de Carlos Alberto Parreira, atual coordenador técnico da Seleção Brasileira. Homenageado pelos organizadores do evento, o profissional campeão do mundo em 1994 como treinador saiu satisfeito com o nível técnico da partida. “Foi um jogo sensacional. Fico muito feliz ao ver que o futebol brasileiro continua se renovando. Quando vejo essa garotada de 12 e 13 anos fazendo o que eles fizeram no campo fico sossegado com relação ao nosso futuro. Os jogadores possuem muita qualidade e jogaram esse jogo como gente grande. Fico feliz vendo que o drible, característica do nosso futebol, vem sendo utilizado”, avaliou.

Parreira prestigia final do Carioca sub-13

Sub-13 do Vasco recebe premiação de vice-campeão estadual com a presença de Carlos Alberto Parreira

Ao falar sobre a equipe vascaína, Parreira afirmou que o importante é chegar na decisão. O experiente profissional deixou uma palavra de incentivo ao grupo sub-13 do Gigante da Colina. “Final é final. O importante é chegar sempre no último jogo. Quem vence é melhor, mas a derrota não deve desanimar. Não ganhou esse ano, ganha o próximo”, confortou.

O Vasco era o atual campeão do torneio. Em 2012, o Cruzmaltino, igualmente treinado por Adriano Barreto, venceu o mesmo Flamengo dentro da Gávea e conquistou o título estadual mais importante da categoria.

Goleiros do Vasco são destaques na competição

Apesar da perda do título, o Cruzmaltino contou com alguns destaques individuais no Campeonato Carioca. Entre eles estiveram os goleiros Lucão e Rafael.

rafael recebe medalha de goleiro menos vazado

Em nove meses de Vasco, um título e um vice-campeonato

Nesta edição de 2013, o treinador Adriano Barreto optou por fazer revezamento entre os arqueiros. Embora tenha sofrido três gols na final, Lucão teve grande atuação e foi eleito o melhor camisa um do Estadual. E Rafael, nas diversas partidas em que atuou, não sofreu um gol sequer. Aliás, desde que chegou ao clube, em abril, ainda não foi vazado. Inclusive, tendo sido escolhido o melhor goleiro na conquista da ESCUP 2013 (foto), disputada no Espirito Santo, em Junho.

O excelente desempenho dos goleiros vascaínos é fruto do bom trabalho feito por dois profissionais. Primeiro, Guilherme Almeida, que iniciou o trabalho com os garotos do mirim, mas deixou o clube no começo do segundo semestre para trabalhar no Oriente Médio. Depois, as atividades ficaram por conta de Roberto Nogueira, que é o atual preparador.

Rafael se mostrou triste com a perda do título carioca, mas entende que 2013 foi um bom ano. “Claro que a gente fica inconformado com a derrota, ainda mais quando ela acontece numa final. Mas é importante reconhecer os méritos do adversário, que foi o único que nos derrotou este ano. Particularmente, considero que terminamos de maneira positiva. Agora, é curtir as férias e voltar com tudo em 2014″, revelou.

Ano de 2013 foi motivo de comemoração

Rafael é gaúcho, natural de Porto Alegre, mas desde pequeno está radicado em Canoas, município da região metropolitana. Após investida do Vasco, se mudou em abril para o Rio de Janeiro. Renato Fernandes, pai do atleta, também avalia o ano como produtivo. “Nesta idade, a gente sempre teme uma mudança de rotina. Não é fácil se afastar do conforto de casa, dos amigos, dos familiares e da escola. Mas o Rafael se mostrou muito maduro, encarou o desafio com naturalidade. E mesmo com as adversidades, sempre que entrou deu conta do recado. O ano de 2013 serviu para termos a certeza de que é isso mesmo que ele quer para si”, revelou o pai, que acompanha todos os passos do jovem atleta.

DSC02835

Acomodações de Rafael logo que chegou ao Vasco, em abril

Renato ainda complementou dizendo que, agora, estando adaptado ao novo clube, à nova rotina, enfim, ao novo ambiente, a tendência é que Rafael cresça ainda mais. “Nós tínhamos esta preocupação de como ele responderia com todas estas mudanças. No entanto, foi muito bem! Já na primeira temporada foi campeão da Copa Espírito Santo, tendo sido eleito o melhor goleiro, e vice-campeão Carioca, superando forças como Fluminense e Botafogo. Agora, que estamos plenamente adaptados, tudo tende a fluir melhor em 2014″, finalizou.

Rafael deve disputar a Copa Votorantim numa categoria acima

Já aprovado na escola e em férias no Vasco da Gama, Rafael encontra-se no Rio Grande do Sul para curtir as festas de final de ano ao lado da família. No dia 03 de janeiro, o goleiro se reapresenta ao Gigante da Colina.

O grupo do mirim, que foi vice-campeão estadual, também se reapresenta em janeiro e logo viaja justamente para o Rio Grande do Sul, para a disputa da 9ª edição da tradicional Copa Cidade Verde, no município gaúcho de Três Coroas. Na edição de 2013 o Vasco foi eliminado de forma invicta. Fora derrotado nas penalidades, na fase de quartas de final, pelo Grêmio. Coincidentemente, foi nesta mesma edição competição que o Cruzmaltino descobriu Rafael, que estava defendendo as cores do Projeto Fabrício Souza, time canoense, da região metropolitana de Porto Alegre.

No entanto, apesar de ter idade mirim (atletas nascidos em 2000 e 2001), Rafael deve viajar com o time infantil (1999) para a cidade paulista de Votorantim, onde disputará a 17ª edição da Copa Brasil sub-15. A competição inicia dia 19 de janeiro e conta com 16 equipes tradicionais do futebol brasileiro. No grupo do Vasco estão Grêmio, Santos e Bahia. Pode ser o início exitoso de mais um ano de conquistas na jovem carreira de Rafael.

Por KOKKA SPORTS
Assessoria em Comunicação

Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>